ARTIGOS IMPORTANTES

Projeto Educando com a Horta Escolar

Um dia da semana cada professor deverá levar os alunos até a horta para dinamizar as aulas, trabalhar a leitura das palavras e nome das hortaliças, qual a utilidade, nutrientes e função de cada uma, podendo trabalhar com música sobre alimentos (exemplo anexo, contribuição da Oficina Pedagógica), dramatização com as mascotes do projeto e outros (criação a critério da escola), informar sobre a importância de cada alimento para a saúde do ser humano, levar os alunos para fazerem pesquisa prática sobre as plantas, o tipo de solo, os insetos encontrados, trabalhar a medida dos espaços e dos canteiros e diversos outros temas deparados no decorrer das aulas, os quais os professores devem utilizar a horta como laboratório vivo (recurso pedagógico). Focar também o amor e respeito pela natureza enfatizando a questão ambiental. Fica de livre escolha do professor o tema a ser trabalhado semanalmente, desde que interdiciplinado e contextualizado com os conteúdos curriculares.No início do ano os professores deverão mobilizar os alunos para questão ambiental pedindo para recolherem do meio ambiente as garrafas pet e pneus, que vai além de dar sustentação e formas aos canteiros, pois contribui de forma concreta para a preservação ambiental, onde ao invés de ficar entupindo bueiros e poluindo rios, os alunos retiram do meio ambiente um material reutilizável que demora de 300 a 500 anos para se decompor. No decorrer do ano os professores juntamente com o coordenador tecnico da horta deverão fazer composteira e minhocário para adquirir adubo orgânico próprio para utilização nos canteiros das hortas escolares deixando-os preparados para realizar o plantio, o qual será realizados pelos alunos e funcionários da escola. Quando a horta estiver em fase de colheita o professor deverá levar os alunos para colher e higienizar os alimentos e entregar as merendeiras da escola para a complementação da alimentação escolar com temperos, saladas e verduras. A gestão da escola motivará a integração da comunidade escolar, os pais dos alunos, a comunidade local e parceiros para contribuir com as mudanças de hábitos alimentares e ambientais envolvendo todos no projeto conforme resumo anexo.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Atividades e temas de Ciências que podem ser trabalhados na Horta Escolar de sexto ao nono ano.


Utilizando a horta escolar como um recurso pedagógico para as disciplinas de ciências trabalhando os conteúdos programáticos.

No Município de Santo Antônio do Descoberto foi realizada uma pesquisa pela Coordenadora Curricular Carmen Neide Antunes Pinheiro, pedagoga e acadêmica, formanda em Ciências Biológica/UNB em parceria com a Coordenadora Municpal do Projeto Educando coma Horta Eliete Cruz e com os professores colaboradores. A qual foi realizada em algumas Escolas e o resultado foi excelente. Os professores lecionaram em uma turma apenas na sala de aula alguns dos temas abaixo e na outra turma da mesma série a teoria na sala de aula e a prática na horta, mostrando o concreto para os alunos.
Os professores que participaram da pesquisa (Erinaldo Rodrigues, Vanderléa Elias, Diniz Almeida, Luciana Moreira, Márcia, Cristiana e Antônia Antunes) estão de parabéns pelo empenho, dedicação, compromisso e pelo excelente resultado alcançado.
Os temas abaixo são conteúdos programáticos que necessitam de uma prática pedagógica que prenda a atenção do aluno, caso esta atenção não seja conquistada o objetivo não é alcançado, e a participação das aulas práticas na horta permite prender atenção dos alunos, pois para eles é um momento lúdico.
Estudar os diversos temas da disciplina de ciências utilizando-se uma horta escolar no processo ensino-prendizagem, é uma metodologia que com certeza desperta o interesse dos educandos, pois além da horta ser um laboratório vivo, é uma prática pedagógica de baixo custo que envolve a comunidade escolar podendo se beneficiar também utilizando os alimentos orgânicos produzidos para enriquecer a alimentação escolar. O seu papel enquanto professor neste processo é apenas utilizá-la como laboratório para dinamizar as aulas não só na disciplina de ciências, mas nas diversas disciplinas.
6º ANO
Transformação sofrida pelos alimentos no estômago relacionando com a importância de se alimentar bem com uma alimentação balanceada e saudável. Preservação da saúde e prevenção de doenças. Solo, relação do homem com o meio ambiente, formas de destinação do lixo e coleta seletiva. Importância da água. Produtos industrializados e seus aditivos químicos.Transformação dos ambientes. Poluição e contaminação ambiental.
Água, como é tratada. A água que bebemos.
A importância da água. Contaminação da água. A água na agricultura. Ciclo da água. O solo e sua composição.
7º ANO
Cadeia alimentar (matéria e energia para a vida).
As plantas como produtores. Estudo dos órgãos vegetais.
A vida das minhocas.
O que as plantas precisam para viver. Classificação dos vegetais.
Efeito estufa e as conseqüências do aquecimento global.
Diversidade dos seres vivos (analisar o que pode encontrar na horta).
Vegetais como fonte de alimento, matéria prima e energia.
Os insetos (pesquisar na horta ou próximo).
8º ANO
Hábitos alimentares X saúde. Química dos nutrientes (conservação e aditivos químicos).
Digestão dos alimentos. Nutrição (composição dos alimentos).
Transformações físicas ou químicas dos alimentos.
Reciclagem: vida nova para as matérias. Desenvolvimento da vida na Terra.
9º ANO
Fotossíntese.
As estações do ano e o heliocentrismo (influência sazonal para as plantas de determinada época).
Os micro-organismos e as defesas do corpo ( a influência de uma boa alimentação para a saúde das pessoas e prevenção de doenças).






QUESTIONÁRIOS ELABORADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA






ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 6º ANO
1) A existência da horta escolar nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar interesse dos alunos pela natureza! Agora cite três tipos de hortaliças que possui na horta da sua escola que possamos comer cruas?
2) Numere as questões de acordo com os seus complementos utilizando os números da primeira linha.
( 1 ) hortaliças cozidas ( 2 ) hortaliças cruas ( 3 ) Lixo ( 4 ) O Brasil
( )Lavá-las muito bem antes de ingeri-las. ( ) Antes de prepará-las não deixá-las de molho.
( )Tem sido considerado o país com maior índice em desperdício de comida.
( ) Mais da metade do lixo produzido no Brasil é composto por restos de alimentos.
3) Marque com um X a frase correta e reescreva corretamente as frases que estiverem erradas.
( ) A água que bebemos não precisa ser filtrada.
( ) As pessoas, os animais e as plantas podem viver alguns dias sem beber água.
( ) Só devemos beber água mineral, água filtrada ou fervida.
4) A alimentação adequada exige alimentos que contenham carboidratos (açúcares e amidos), proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas. Marque com um x a alternativa que possui alimentos para uma refeição adequada.
a) ( ) Batata frita, arroz, feijão e coca-cola. b) ( ) Hambúrguer, batata frita, sorvete e refrigerante. c) ( ) Arroz, carne, frutas, hortaliças e suco natural.
5) Porque as hortaliças são muito importantes para o nosso organismo?
6) Marque com um X as hortaliças que você acredita ser importante para a sua alimentação e justifique o porquê da sua importância?
( )abobora ( ) alface ( ) cenoura ( )batata-doce ( )berinjela
( ) beterraba ( )couve ( ) mandioca ( ) pepino ( )quiabo ( )tomate
7) Escreva sobre a horta da sua escola e diga quais são os benefícios.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO 7º ANO
1)Em geral, as plantas terrestres têm raízes subterrâneas. Sabendo disso marque com um (X) alternativa que afirma para que serve as raízes. a( ) As raízes fixam as plantas terrestres no solo. b( ) As raízes se encontram entre o tronco e os galhos. c( ) As raízes ficam na parte superior do solo.
2) Geralmente os caules são aéreos, mas há os caules subterrâneos e os aquáticos. Porque os caules aéreos recebem esse nome? a( ) Porque crescem apoiados num suporte qualquer.
b( ) Porque crescem acima da superfície do solo. c( ) Porque crescem abaixo da superfície do solo.
3) Cite um tipo de planta que na parte inferior apresenta bulbo e na parte superior possui folhas que acumulam substâncias nutritivas.
4) O caule trepador cresce apoiado num suporte qualquer. Encontre no caça-palavra, abaixo três plantas que possuem esse tipo de caule:
OTKCMARACUJÁGHJDBUEHGGDKSMJKLSDFJSKFJGVKJFJKGHI,MNGKFHHHDJHDKDDSKSAA
GHFHUVADJSGEBHTPRKLFJGBJKFKJKLSDFJSKFJGVKJFJKGHI,MNGKJSKSMJKLSDFJSKFJG
ACFUFLJMNKHNHDUEGSEHJDBUEHGGDKSMJKLSDFJSKFKLDESAZDESAFKSMJKLSDFJSKFJ
HJKCGGGROEPLSHDGGRDDDAAAHJDBUEHGGDKSMJKLSDFJSKFSGHJBKSMJKLSDFJSKFJG
BGOHBHRTUIIOPEIORTGFAHJDBUEHGGDKSMJKLSDFJSKFALAÇFIODIUKSMJKLSDFJSKFJGV
BGVUMADCVLJNURTESWDSEQAWTAHJDBUEHGGDKSMJKLSDFJSKFDFKSMJKLSDFJSKFJGV
5) Marque V para verdadeiro e F para falso:
a( ) O tronco é um caule resistente característico das árvores.
b( ) Os caules podem ser aéreos: subterrâneos e aquáticos. c( ) O chuchu possui caule trepador.
d( ) O caule rastejante desenvolve-se horizontalmente em relação a superfície do solo.
e( ) É por meio da fotossíntese que a planta produz o alimento de que necessita.
6) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Fotossíntese (2) Clorofila (3) Beterraba (4) Haste (5) Bulbos
( )Em geral são globosos.( )É uma raiz tuberosa ( )Fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico. ( )Caule frágil, coentro e agrião.( )Pigmento esverdeado que absorve a energia da luz solar.
7) Sabemos que os espinhos são modificações caulinar. Analise as afirmativas abaixo e marque um X na INCORRETA.
a( )Os espinhos são longos e com pontas redondas. b( ) Em alguns casos os espinhos são folhas modificadas. c( ) Os espinho possuem ramos curtos, atrofiados, resistentes e pontiagudos.
8) Identifique os caules de cada planta abaixo. Siga o exemplo:
Ex- maracujá: caule trepador. Pepino: Cebola: Abóbora: salsa: Uva:
9) Dê 2 exemplos de plantas angiospermas.
10)Sabemos que uma folha completa possui três partes principais. Observe a figura abaixo e identifique-as.





Texto complementar da atividade de ciências 8º ano
Observe a ilustração abaixo e logo após leia os textos.
O aparelho digestivo, digesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto. A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleo.
Obeserve as ilustrações abaixo e logo após leia o texto e responda o que se pede.

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas. A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 8º ANO
Responda as questões abaixo.
1-Quando falamos de aparelho digestório falamos do conjunto de orgãos responsável pelo bom funcionamento da nossa digestão, quanto aos aspectos estrurais e funcionais podemos afirmar que.
A-( ) O bom funcionamento do aparelho digetório nada tem haver com a nossa alimentação.
B-( )O bom funcionamento do nosso aparelho digestório tem tudo a haver com a nossa alimentação.
C-( )Ambas as afirmações estão corretas. ( )NDA
2- A manutenção da saúde depende em grande parte da alimentação saudável, de acordo com essa afirmação que cuidados devemos ter na escolha de alimentação saudavél.
Comermos de qualquer forma sem nos preocuparmos com o que comemos.
A- Escolher a maior variedade de alimentos possivel.( )Dar preferência aos alimentos naturais.
B- Verificar se os produtos industrializados ou naturais estão em bom estado de conservação.
1-( ) Estão corretas as alternativas A e B. 2-( ) Estão corretas as alternativas B e C.
3_( ) Todas as alternativas estão corretas. 4-( ) Nem uma das alternativas estão corretas.
5-( ) Estão corretas as alternativas B,C,D.
3-Relacionar a alimentação com doenças digestivas.
Cerca de 95 milhões de Americanos sofrem de alguma doença digestiva e 10 milhões são internados por ano. 138 novos casos de câncer colorretal surgem anualmente nos Estados Unidos. É o segundo tipo mais comum do tumor e, só lá, mata 55 mil pessoas por ano. De acordo com com o fragmento de texto acima qual das hipótese abaixo pode melhor explicar a relação entre a doença e a alimentação dos americanos.
A( )Essas doenças nada tem a ver com a alimentação dos Americanos.
B ( )De acordo com leitura do fragmento de texto os Americanos passam por esse ploblema porque se alimentam bem. C( )Todas as alternativas estão corretas
D( )Essa doença está em grande parte relacionada em grande parte relacionada à má alimentação dos Americanos, que é pobre em fibras, frutas, verduras frescas, além da ingestão de grande quantidade de substâncias quimicas nos alimentos industrializados, podendo desenvolver o câncer.
4-Uma alimentação rica em produtos de origem animal e pobre fibras pode ter consequências para a saúde das pessoas. Justifique sua resposta.
5-Lei a reportagem abaixo e identifique os objetivos do uso dos aditivos quimicos na allimentação e os possiveis riscos para saúde.
A-Os aditivos são substâncias colocadas nos alimentos, como conservantes,antioxidante,estabilizantes,espesantes,corantes e aromatizantes.
B-Os conservantes e oxidante fazem os produtos durar mais tempo.
C-Os estabilizantes e os esperssantes conservam as propriedades físicas dos alimentos. Os corantes e aromatizantes tornam o produto mais atraente. São identificados nos rótulos pelas abreviaturas “PV,PX,CII,ETC.
D-Os corantes artificiais vêm sendo condenados por especialistas de saúde, pois possuem substâncias que provocam alergia ou outras doenças em algumas pessoas.
1-A,B são corretas. 2-B,C são corretas 3-C,D são corretas. 4-Todas as alternativas são corretas







Texto Complementar da Atividade do 6º ANO

ENCHENTES
Depois de vários estudos, ficaram patentes as três principais causas das enchentes que assolam as grandes áreas urbanas brasileiras: impermeabilização do solo, erosão e disposição inadequada do lixo.
Tradicionalmente, o problema das enchentes tem sido resolvido através de sistemas de rápido escoamento das águas das chuvas e de canalizações e retificações dos rios e córregos. Este procedimento é seguido na maioria das cidades brasileiras e se constitui em mais um esforço dos governos para minimizar os prejuízos causados pelas inundações. No entanto, com o avanço da fronteira urbana e a impossibilidade de se aumentar indefinidamente a velocidade de escoamento das águas coletadas, este tipo de solução começa a se mostrar insuficiente, uma vez que transfere os pontos de enchente cada vez mais para jusante. Em função disso, está em discussão a implementação de soluções alternativas, como uma experimentada na França, na qual se procura reter a água ao invés de fazê-la chegar de imediato aos cursos d’água. A água fica contida em pequenos reservatórios (ou mesmo em grandes “piscinões”, como o de São Paulo, no bairro do Pacaembu), sendo liberada aos poucos, após o pico das chuvas. Este conceito é adotado por vários países desenvolvidos, que não abandonaram, contudo, as medidas contra uma impermeabilização excessiva dos solos, o combate à erosão, a desocupação das áreas inundáveis e uma destinação final adequada ao seu lixo urbano. Nelson Nefussi e Eduardo Licco
Atividade do 6° Ano
Leio o texto abaixo e responda as questões que seguem.
1)Com base nos seus conhecimentos, escreva informações sobre como acontece o ciclo da água e desenhe-o.
O ciclo da água
DESENHO

2) O que significado da palavra “hidrológico” ?
Assinale as questões corretas com um X.
3)A respeito da água. Qual tipo de água deve ser utilizada para aguar as plantas da horta?
( )Qual quer uma. ( )Água que não seja poluída.
4) A construção de “piscinões” é uma medida eficaz para evitar enchentes e inundações?
( )Sim, por quê a água fica em reservatórios antes de chegar aos cursos d’água, sendo liberada aos poucos, após o pico das chuvas. ( )Não, nem sei para que serve “piscinões” .
5) Marque corretamente algumas iniciativas que podem ser tomadas por cada um de nós para evitar que, ao chover, ocorram inundações por impermeabilização excessiva dos solos e entupimento de esgotos.
( ) Uma destinação final adequada ao seu lixo urbano e não pavimentar todo o quintal.
( )Plantar uma árvore e pavimentar todo o quintal.
Observe as situações a seguir – que fazem parte da rotina de sua casa.
6)Relacione-as situações a seguir com as mudanças de estado da água e escreva-os.
7)Qual das situações acima acontece com a água que é utilizada na horta da sua escola?
( )A situação da letra A ( )A situação da letra B ( )A situação da letra C ( )A situação da letra D
8)Quais moléculas formam a água? ( ) H2 O ( )CO2
9) A água que utilizamos para fazer as tarefas diária como molhar as plantas, beber, lavar as roupas, tomar banho e escovar os dentes são: ( ) salgadas ( )doces
10) Sabemos que a maior parte do Planeta Terra é composto por água. No Planeta tem mais água doce ou salgada?













ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º ANO
Os seres vivos produtores, consumidores e decompositores se relacionam em busca de alimentos observe como os seres vivos obtêm alimentos.

1)Observe a cadeia alimentar acima e responda as questões abaixo.
a) Quem são os organismos produtores desta cadeia alimentar?
b) Quem são os organismos consumidores desta cadeia alimentar?
c) Qual deles é herbívoro?
d) Qual deles é carnívoro?
e) Onde se encontra os seres decompositores?
2) Complete.
a) A onça é um animal que se alimenta de outros_________________________.
b) As_____________________ e os________________________ transformam as plantas e os animais mortos em substâncias importantes para a fertilização do solo.
c) Em uma cadeia alimentar as _______________________ são sempre produtores.
d) Os seres _____________________ realizam o fechamento na cadeia alimentar.
e) De acordo com a capacidade de produzir alimentos os seres vivos são divididos em_______________________ e ______________________________.
3) Marque X nas alternativas corretas.
( ) os animais carnívoros se alimentam de carne e vegetal.
( ) os animais onívoros se alimentam tanto de carne, quanto de vegetal.
( ) os animais carnívoros se alimentam de vegetal.
( ) a girafa, o carneiro, a cabra e o boi são herbívoros.
4) Leia o texto abaixo e desenhe a cadeia alimentar que ele forma.
“ Um pombo comia grãos de milho caídos no chão. Um gato que caçava comeu a pomba. Quando o gato morreu serviu de alimentos para os fungos e bactérias”.

5)Forme uma cadeia alimentar utilizando alguns organismos da horta da sua escola?


Atividade de Ciências do 8º ANO

1)Complete a frase corretamente:
Todos os dias utilizamos embalagens, alimentos e outros materiais que, jogados fora, transforma-se em_______.
2) Marque com um x qual dos processos abaixo está contribuindo para a conservação do meio ambiente.
( ) Aterro Sanitário ( ) Lixões ao céu aberto

3) Ligue cada produto com o tempo que ele demora para se decompor:
Papel mais de 100 anos
Vidro 3 a 6 meses
Plástico tempo indeterminado
Borracha mais de 10 mil anos
4) Todos os dias enorme quantidade de lixo é produzido por nós. A grande estratégia para amenizar esta questão está, nos 5 “ erres”. Quais são:
R-----reduzir R-----reciclar R----reutilizar R-----repensar os nossos hábitos R----recusar os produtos que agridem a natureza e a saúde das pessoas.
5) Como é possível fazer com que estes produtos não se transformarem em lixo.
a) Pet b) papel velho c)brinquedos

6) Cada produto tem seu lugar. Vamos ligar cada objeto a lixeira de seu destino, indicado de acordo com a cor do símbolo da reciclagem, desenhe os símbolos nas lixeiras que faltam e pinte-as com a cor correta.
Jornal garrafa de vidro sacolas latinhas casca de frutas



Azul verde vermelho amarelo cinza
7) Cite uma atitude que você pode ter para contribuir para a limpeza e manutenção do meio ambiente.

8) Que processo de transformação passa o lixo para virar adubo orgânico?

9) Com o intuito de identificar os resíduos gerados na escola e na casa vamos dividir a turma em grupos e colocar nas folhas de jornal o conteúdo de alguns sacos de lixo (coletados na própria escola, com exceção do lixo do banheiro, pois esse tipo de lixo não deve ser manuseado pelos alunos) sobre a mesa. Um membro de cada grupo (ou todos os alunos) coloca as luvas e a máscara para separar os diversos materiais encontrados, por exemplo, papéis, vidros, plásticos, metais, caixinhas e restos orgânicos. Depois de separados, cada grupo de material deve ser pesado e anotado seu valor. Com a pesagem é possível trabalhar com a porcentagem de cada material naquele saco de lixo específico e qual tipo de lixo. Identifique no jornal se é lixo orgânico ou inorgânico.

Na segunda etapa, os alunos repetem o processo, mas desta vez, com os lixos trazidos das residências. Terminada essa parte da prática é possível iniciar a discussão com os alunos baseando-se nas seguintes questões:

1) Qual é o peso total do resíduo coletado?
2) Que material foi encontrado em maior quantidade? Qual sua porcentagem?
3) O que poderia ser feito com o material orgânico em vez de jogá-lo fora?
4) O que poderia ser feito com os papéis, os vidros, os plásticos e o metais?
5) Quantos quilos de resíduos produzimos aqui na escola por mês e no ano?
6) Quantos quilos produzimos na nossa casa? Por semana, por mês, por ano?
7) Como poderíamos reduzir esse lixo?

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