ARTIGOS IMPORTANTES

Projeto Educando com a Horta Escolar

Um dia da semana cada professor deverá levar os alunos até a horta para dinamizar as aulas, trabalhar a leitura das palavras e nome das hortaliças, qual a utilidade, nutrientes e função de cada uma, podendo trabalhar com música sobre alimentos (exemplo anexo, contribuição da Oficina Pedagógica), dramatização com as mascotes do projeto e outros (criação a critério da escola), informar sobre a importância de cada alimento para a saúde do ser humano, levar os alunos para fazerem pesquisa prática sobre as plantas, o tipo de solo, os insetos encontrados, trabalhar a medida dos espaços e dos canteiros e diversos outros temas deparados no decorrer das aulas, os quais os professores devem utilizar a horta como laboratório vivo (recurso pedagógico). Focar também o amor e respeito pela natureza enfatizando a questão ambiental. Fica de livre escolha do professor o tema a ser trabalhado semanalmente, desde que interdiciplinado e contextualizado com os conteúdos curriculares.No início do ano os professores deverão mobilizar os alunos para questão ambiental pedindo para recolherem do meio ambiente as garrafas pet e pneus, que vai além de dar sustentação e formas aos canteiros, pois contribui de forma concreta para a preservação ambiental, onde ao invés de ficar entupindo bueiros e poluindo rios, os alunos retiram do meio ambiente um material reutilizável que demora de 300 a 500 anos para se decompor. No decorrer do ano os professores juntamente com o coordenador tecnico da horta deverão fazer composteira e minhocário para adquirir adubo orgânico próprio para utilização nos canteiros das hortas escolares deixando-os preparados para realizar o plantio, o qual será realizados pelos alunos e funcionários da escola. Quando a horta estiver em fase de colheita o professor deverá levar os alunos para colher e higienizar os alimentos e entregar as merendeiras da escola para a complementação da alimentação escolar com temperos, saladas e verduras. A gestão da escola motivará a integração da comunidade escolar, os pais dos alunos, a comunidade local e parceiros para contribuir com as mudanças de hábitos alimentares e ambientais envolvendo todos no projeto conforme resumo anexo.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Informativo Projeto Horta


Secretaria Municipal de Educação
Projeto Educando com a Horta Escolar

Projeto Educando com a Horta Escolar

O Projeto Educando com a Horta Escolar visa dinamizar as aulas e integrar a comunidade escolar, os pais dos alunos para contribuir com as mudanças de hábitos alimentares e ambientais, onde os professores devem utilizar a horta como laboratório vivo (recurso pedagógico), informar a importância e a função de cada alimento para a saúde do ser humano, além de outras utilidades; levar os alunos para fazerem pesquisa prática sobre as plantas, o tipo de solo, os insetos que encontrarem, trabalhar a medida dos espaços e dos canteiros e diversos outros temas de forma interdisciplinar; focar também o amor e respeito pela natureza enfatizando a questão ambiental, pois além de ser uma horta que utiliza apenas adubo orgânico, e faz controle de insetos caseiros, ou seja, sem agrotóxico, tem ainda a função das garrafas pet e pneus na horta que vai além de dar sustentação e formas aos canteiros, pois contribui de forma concreta para a preservação ambiental, onde ao invés de ficar entupindo bueiros e poluindo rios, os alunos retiram do meio ambiente um material reutilizável que demora de 300 a 500 anos para se decompor. Sempre tem que estar refletindo com os alunos estas questões, trabalhando também com leituras, dramatizações, músicas e outras atividades relacionadas ao tema Horta/ Alimentação Saudável. Com estas ações as escolas estão contribuindo para uma formação consciente dos alunos tanto para mudança de hábitos ambientais, quanto para a mudança de hábitos alimentares também , pois ao saber porque e para quê é importante cada alimento os alunos se motivarão mais para trilhar o caminho de uma vida saudável e consequentemente contribui para melhorar a qualidade de vida.
Além dos benefícios citados, a horta pode complementar a alimentação escolar, com temperos, saladas e verduras no geral.
Chame os pais para ajudarem no que poderem na horta e divulgue o projeto para os mesmos, incentivando a produção de hortas caseiras, pois sai mais barato do que ter que comprar verduras e temperos toda semana, além de se alimentarem de verduras saudáveis sem agrotóxico.
É importante a participação de todos no PEHE (Projeto Educando com a Horta Escolar)
Cada membro poderá contribuir, observe as funções abaixo:
Função de cada seguimento
Diretor: apoiar, incentivar sua equipe e dividir tarefas para todos os seguimentos da escola de acordo com sua habilidade.
Coordenadores: incentivar e orientar o trabalho pedagógico envolvendo a Horta como geradora do Currículo e fazer a escala das turmas para os devidos cuidados com a horta.
Professor: Incentivar os alunos a mudar seus hábitos alimentares, valores ambientais, ensinar a importância de cada alimento, além de utilizar a horta como laboratório vivo para dinamizar suas aulas (em todas as disciplinas possíveis).
Vigia: Zelar da Horta e adotar um canteiro.
Merendeiras: Fazer o lanche complementando com os produtos da horta e dar receitas para os professores trabalhar a parte pedagógica da receita com seus alunos (medidas de massa e volume; peso, litro e as 4 operações, ortografia...)‏
Auxiliares de serviço gerais: Molhar pela manhã e depois das 16:30 e contribuir com informações no geral sobre como cuidar da horta.
Pais: Contribuírem com as experiências que tem e com o que puder, além de criarem hortas em casa.
Todos adotarem pelo menos um canteiro, fazer manutenção dos mesmos e buscar parcerias.
O sucesso deste projeto depende da contribuição de cada um. Busquem parcerias (pais de alunos, parceiros de escolas e etc)...
Parabenizamos vocês e toda a equipe pelo belo trabalho que realizam. Continuem assim comprometidos e dedicados. Sucesso...

Atenciosamente,

Equipe do Dep. PEHE/SME SAD/2011 -Eliete da Silva Nascimento Cruz, Carmen Neide Antunes Pinheiro e Diogo Antônio.

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